Novo Volkswagen Arteon

O novo Volkswagen Arteon chega agora a Portugal. Com um desenvolvimento totalmente novo, o modelo enfatiza a emotividade na categoria média alta e destaca fascinantes contornos exteriores. Além de um novo e muito emotivo design exterior, a Volkswagen também introduziu com o Arteon um visual da Marca altamente expressivo e com formas horizontais muito acentuadas. As barras da grelha do radiador prolongam-se até aos grupos óticos tridimensionais dianteiros; as luzes adicionais em LED realçam adicionalmente o impressionante layout e evidenciam formas dominantes.

O nome Arteon – com ênfase na primeira sílaba – é composto de duas partes: “Arte” descreve as linhas harmoniosas de um coupé pleno de emotividade. O final “eon” identifica-o, da mesma forma que o modelo de topo da Volkswagen para o mercado chinês, o Phideon, como um modelo premium.

O novo Volkswagen Arteon é proposto em Portugal, na fase de lançamento, com os motores 2.0 TSI (280 cv) e 2.0 TDI (150 e 240 cv). Todas as versões estão equipadas com a transmissão DSG de 7 velocidades e tração dianteira ou 4Motion. São três os níveis de equipamento: Basis, Elegance e R-Line, enquanto os preços iniciam-se em 47.815 euros (2.0 TDI de 150 cv).

Dados importantes – Pontos chave do Arteon

1 – Um coupé de cinco lugares posicionado acima do Passat que continua a ter um verdadeiro êxito a nível mundial.

2 – Combina um excelente conforto e a generosa oferta de espaço das limousines com o dinamismo e o design dos desportivos.

3 – Um porta bagagens modular com uma volumetria entre 563 e 1.557 litros, atingindo o nível de um SUV.

4 – A grande distância entre eixos assim como as generosas vias, em comparação com o comprimento total do automóvel, proporciona uma excelente oferta de espaço no habitáculo.

5 – Os novos sistemas de assistência à condução são proativos e reagem antes do limite de velocidade, em zonas sinuosas e nas rotundas das zonas urbanas.

6 – Os eficientes motores turbo (TSI e TDI) do Arteon oferecem potências compreendidas entre 150 e 280 cv.

7 – As versões TSI e TDI de topo oferecem de série a transmissão automática DSG de dupla embraiagem e tração 4MOTION.

8 – Os faróis em LED fundem-se com a grelha do radiador e o capot do motor, conferindo ao Arteon um novo “rosto Volkswagen”.

9 – Instrumentos digitais opcionais (Active Info Display) e sistema de infotainment com ecrã de 9,2 polegadas e controlo por gestos (Discover Pro).

10 – A rigidez torsional da carroçaria aumentou em 10 por cento, em relação às limousines com prestações similares.

O Coupé da Volkswagen. Existem limousines clássicas, mas também desportivas. Uns oferecem um grande espaço e um elevado nível de conforto e outros um chamativo design aliado a um dinamismo puro. E agora a Volkswagen lança no mercado um modelo que alia estes dois mundos: o Arteon. Um coupé desportivo de cinco portas com um design vanguardista que oferece um amplo espaço e sistemas de assistência à condução de uma nova geração, conectado de forma interativa e com o eficiente “always on” (sempre online), potentes motores e, ao mesmo tempo, confortável como uma limousine de topo de gama. Klaus Bischoff, responsável pelo design da Volkswagen, descreve acertadamente o caráter do novo modelo de cinco portas: “O Arteon alia os elementos de design dos desportivos clássicos com a elegância e a generosa oferta de espaço dos fastback. Um vanguardista Gran Turismo de primeira classe que toca tanto o coração como a razão”. Um automóvel que fascina dia após dia, tanto do ponto de vista profissional como pessoal.

Made in Germany. O Arteon posiciona-se acima da gama Passat, sendo oferecido em diferentes versões em todo o mundo. O Phideon, desenvolvido especialmente para o mercado chinês, posiciona-se acima do novo modelo. O Arteon é produzido na fábrica da Volkswagen em Emden. Este lugar de produção dispõe de um porto transatlântico e adapta-se de forma ideal a um automóvel como o Arteon, que será comercializado em quase todos os países do mundo. O Arteon chega agora a Portugal e aos restantes países europeus. Nos próximos meses inicia a comercialização na Ásia, América, África e Oceânia.

Seis motores turbo. O Arteon é proposto numa fase inicial com três motores turbo de injeção direta: um potente bloco TSI de 280 cv (206 kW) a gasolina e dois blocos TDI de 150 cv e 240 cv. Posteriormente a gama será alargada a outros três motores: o novo 1.5 TSI Evo (150 cv com gestão dos cilindros ativa), assim como aos blocos TSI e TDI de 190 cv, respetivamente.

Transmissão DSG de dupla embraiagem para todas as versões. Todos os motores podem ser combinados com uma transmissão DSG de dupla embraiagem (TSI de 150 Cv apenas com caixa manual). A transmissão DSG é proposta de série para o TSI a partir de 190 Cv. Os motores TDI dispõem de transmissão DSG de série para a versão de 240 cv. As versões TSI de 280 cv e TDI de 240 cv oferecem o sistema de tração total 4MOTION da Volkswagen. O TDI de 190 cv pode ser equipado em opção com o sistema de tração total. Todos os demais modelos possuem tração dianteira.

Assistentes de condução proativos. Os inovadores assistentes de condução do Arteon fazem parte do seu vanguardista conceito global, como demonstram três das novas tecnologias. O Adaptive Cruise Control (ACC) da última geração também avalia agora outros parâmetros, como o limite de velocidade, curvas, rotundas e desvios adaptando a velocidade automaticamente (dentro dos limites do sistema e da regulamentação em vigor em cada país). A nova luz dinâmica em curva proativa deteta uma curva iminente, baseando-se nos dados do GPS e da rota do sistema de navegação, iluminando-as antes da intervenção do condutor. Para o “pior dos casos”, o Arteon está equipado com a segunda geração do Emergency Assist que aumenta o nível de segurança: no caso do condutor ter um súbito problema de saúde, o assistente não só trava o automóvel dentro dos limites do sistema, como também o guiará (sempre que a situação do tráfego o permita) até à faixa de rodagem mais à direita.

Três níveis de equipamento. A Volkswagen oferece o Arteon em toda a Europa com três níveis de equipamento diferentes: “Basis”, “Elegance” e “R-Line”. Já a versão base “Basis” oferece um amplo equipamento. Todos os modelos são equipados com faróis em LED, a inovadora direção progressiva, o Lane Assist (sistema que alerta uma saída involuntária da faixa de rodagem), o sistema de vigilância Front Assist com função de travagem de emergência em cidade (City Emergency Braking), jantes de liga leve e o sistema de infotainment Composition Media. O Arteon pode ser personalizado ainda mais através dos dois níveis de equipamento mais exclusivos: “Elegance” e “R-Line”. O nome define a essência: a configuração de série do Arteon Elegance centra-se principalmente na elegância. A configuração do Arteon R-Line centra-se ainda mais no desportivismo.

Características de elevada tecnologia. Algumas das características opcionais do Arteon, entre as quais se encontra o ecrã Active Info Display (painel de instrumentos digital com configuração), o Head-up display e o novo sistema de Infotainment Discover Pro com um ecrã em vidro de 9,2 polegadas e controlo por gestos. Outros elementos de equipamento opcional são um teto panorâmico, bancos dianteiros com função de massagem, aquecimento do volante, pacotes especiais (“Business” e “Top”), luz ambiente tricolor, controlo dinâmico da estabilidade, jantes de liga leve de 18, 19 e 20 polegadas, assim como elegantes revestimentos em couro Nappa.

Amplo modelo de cinco lugares. O novo Arteon foi desenvolvido com base na nova plataforma modular transversal (MQB). A terminologia “transversal” indica que os motores são montados transversalmente na parte dianteira. Uma das características distintas dos modelos Volkswagen MQB são os eixos estarem localizados muito para fora no veículo. Entre eles está uma generosa distância entre eixos de 2.841 mm. A distância entre o centro da roda e cada uma das extremidades deste coupé (comprimento total de 4.862 mm) é curta e concisa. A largura do Arteon é de 1.871 mm e a altura de 1.427 mm. Graças à grande distância entre eixos, a plataforma MQB proporciona um espaço livre para as pernas excecional na parte traseira e uma grande volumetria do porta bagagens – desde 563 até 1.557 litros – valores que as berlinas clássicas não conseguem atingir.

Design vanguardista. Um dos elementos de design mais importantes do Arteon, com as suas proporções especialmente dinâmicas, é a nova parte dianteira. Caracteriza-se por um capot que se estende muito para a frente por cima de ambas as asas e as barras da grelha do radiador prolongam-se até aos grupos óticos tridimensionais dianteiros que ocupa toda a largura do automóvel. Assim, surge um design dianteiro digno dos desportivos de topo de gama. Outras das caraterísticas de design com o estilo dos desportivos são a dominante e robusta traseira, as asas musculadas, os guarda-lamas e as largas cavas das rodas onde podem ser montadas rodas até 20 polegadas. Características que posicionam o Arteon como uma nova alternativa à tradicional berlina. Um carro para todos aqueles que procuram um coupé de cinco portas com design expressivo, progressivo, novas tecnologias, grande versatilidade e excelente conforto.