SKODA KODIAQ

> Proteção para adultos com classificação de 92%
> Classificação máxima no teste de proteção lateral
> Os resultados sublinham o nível de segurança superior para o grande SUV da SKODA
> A tecnologia mais recente reduz as consequências dos acidentes e ajuda a evitá-los

O SKODA KODIAQ conquistou a classificação máxima em termos de segurança. Os testes da Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) atribuíam ao grande SUV da Marca Checa a classificação máxima possível de cinco estrelas, certificando que o SKODA KODIAQ oferece proteção ideal para todos os ocupantes a bordo. Nos testes da Euro NCAP, são avaliados a proteção dos ocupantes (adultos e crianças), os sistemas de proteção de peões e todos os restantes sistemas de segurança. Depois dos modelos SKODA OCTAVIA, FABIA, RAPID, CITIGO, YETI e SUPERB, o KODIAQ é o sétimo modelo produzido pela Marca Checa a conquistar a máxima classificação em termos de segurança. A classificação de 5 estrelas reflete o alto padrão dos sistemas de segurança desenvolvidos pela SKODA.

“Os testes da Euro NCAP são os mais exigentes em termos de segurança. Estamos orgulhosos de ter conseguido o melhor resultado”, referiu Christian Strube, Membro do Board da SKODA para o Desenvolvimento Técnico. “O ŠKODA KODIAQ possui uma longa lista de tecnologias inovadoras e de soluções inteligentes. Aumentamos a segurança passiva, apesar da própria forma da carroçaria ter um contributo importante para a segurança. Além disso, expandimos os avançados sistemas de assistência para que mais acidentes possam ser evitados ou minimizados.”

A Euro NCAP atribuiu uma excelente classificação de 92 por cento para a proteção dos ocupantes adultos. No teste de colisão com uma barreira lateral, o SKODA KODIAQ alcançou valores relevantes para uma boa proteção de todas as áreas vulneráveis do corpo com risco de lesões. O alto grau de proteção para a coluna cervical, em caso de colisão por impacto traseiro, também mereceu o maior elogio. A Euro NCAP destacou particularmente o bom funcionamento do sistema de travagem de emergência (de série), que funciona corretamente mesmo a baixas velocidades – como é típico na condução em zonas urbanas – também prevenindo colisões a velocidades permitidas em autoestrada. Além de proteger os seus ocupantes, o SKODA KODIAQ também protege os peões. A Euro NCAP atribuiu a pontuação máxima para a proteção às pernas dos peões devido ao próprio formato do para-choques. Foram também atribuídas classificações de relevo para a zona pélvica e uma boa ou adequada proteção a quase toda a zona da cabeça.

O equipamento de segurança do SKODA KODIAQ não deixa nada ao acaso. A sua carroçaria extremamente rígida, com até 9 airbags, oferece uma proteção excelente em caso de acidente, com airbags para o condutor e passageiro, airbags laterais à frente, airbags de cortina, airbag do joelho para o condutor e airbags laterais na parte traseira. Sistemas complementados pelos cintos de segurança de três pontos com tensores e o sistema ISOFIX para fixar os sistemas de retenção de crianças nos bancos traseiros. As funções também incluem a ativação automática das luzes de perigo em caso de travagem de emergência, desbloqueio automático da porta e interrupção do fornecimento de combustível em caso de colisão. Se uma colisão é iminente, o sistema proativo de proteção dos ocupantes -Crew Protect Assist – fecha as janelas e o teto de abrir e ativa o dispositivo de tensão nos cintos de segurança dianteiros. Após um acidente, o travão multicolisão evita que o veículo continue a mover-se de forma descontrolada.

Além disso, o SKODA KODIAQ está equipado com câmaras, e outros sistemas baseados em radar e sensores. O Front Assist, incluindo o City Emergency Brake e o Pedestrian Monitor, ajuda a prevenir acidentes envolvendo peões. As quatro câmaras do sistema Area View mostram a envolvência na área que rodeia diretamente o SUV. Os sistemas Manoeuvre Assist e Rear Traffic Alert fornecem a necessária assistência quando a visibilidade é restrita e avisa de perigos ocultos.

Com o Adaptive Cruise Control, Lane Assist, Blind Spot Detect, Emergency Assist, Traffic Jam Assist e Traffic Sign Recognition, a SKODA oferece outros sistemas importantes de assistência à segurança. O Driver Alert não é exceção, o sistema de deteção de fadiga, monitoriza os parâmetros de condução e se houver desvios avisa o condutor para fazer uma pausa.

A Euro NCAP é uma associação de ministérios de transportes europeus, clubes automóveis e companhias de seguros com sede na Bélgica. Realiza testes de colisão aos mais recentes modelos e, em seguida, avalia a sua segurança com base nos sistemas de segurança disponíveis. A Euro NCAP foi fundada em 1997. Durante o período inicial, esta entidade avaliou apenas testes de colisão. Agora, a classificação dos sistemas de segurança ativos também é avaliada na apreciação geral.